Após comentários sexistas, astro da NFL perde um de seus patrocinadores

Marca Dannon, da qual Cam Newton era garoto propaganda do iogurte Oikos Greek, anunciou que não manterá parceria com o jogador

Relacionadas

No dia seguinte às suas declarações sexistas contra uma repórter durante uma entrevista coletiva, Cam Newton, quarterback do Carolina Panthers, perdeu um de seus patrocinadores. Nesta quinta-feira, 5, a marca Dannon encerrou o seu vínculo com o jogador, que era o garoto propaganda dos iogurtes Oikos Greek. 

"Estamos chocados e desanimados com o comportamento e comentários de Cam Newton em relação a Jourdan Rodrigue, o que enxergamos como sexistas e depreciativos a todas as mulheres", declarou Michael Neuwirth, diretor de comunicações externas da marca. "É completamente inconsistente com nossos compromissos de promover igualdade e inclusão e todos os espaços de trabalho. Simplesmente não é legal diminuir alguém baseado em seu gênero."

 

 

Nesta quarta-feira, 4, ao ser perguntado por Jourdan Rodrigue, repórter do jornal Charlotte Observer, sobre rotas de passes de um de seus wide receivers, Newton deu risada e ironizou, dizendo ser "engraçado ouvir uma mulher falar sobre rotas". 

A discussão não se estendeu, mas a jornalista utilizou as redes sociais para desabafar. "Eu não penso que é 'engraçado' uma mulher falando sobre rotas. Eu penso que é meu trabalho", comentou. 

Jourdan ainda relatou que, após a coletiva, voltou a falar com Newton, que não se desculpou pelos comentários. "Eu conversei com ele após isso, e foi pior. Eu optei por não compartilhar, porque eu tenho hoje um trabalho para fazer e o qual ele não irá me impedir", colocou ela no Twitter. 

A National Football League (NFL), o Charlotte Observer, a Associação para Mulheres em Mídias Esportivas (ASWM, na sigla em inglês) e Associação dos Jornalistas de Futebol Profissional dos Estados Unidos (PFWA, na sigla em inglês) condenaram os comentários de Newton. 

 

 

+ No Brasil e nos EUA, mulheres fazem história em transmissões da NFL

+ Conheça Paula Ivoglo, a primeira comentarista mulher da NFL no Brasil

 

 

Defensores do jogador atacaram Rodrigue de volta, e republicaram tweets antigos da jornalista. Em alguns deles, de 2012, citando piadas racistas feitas pelo seu pai; em outros, de 2013, afirmam que ela usou um termo racista.

Em respota, a repórter divulgou uma nota através do Charlotte Observer se desculpando pelo que disse e dizendo que "não há justificativa pelos tweets e o sentimento por trás deles. Estou realmente arrependida". 

 

 

 

MAIS SOBRE:

futebol americanoCam NewtonNFLCarolina Panthers
Comentários