Bahia e Grêmio farão ação conjunta contra o preconceito no futebol

Clubes usarão selo com logo de ONG que combate o racismo e depois leiloarão camisas

Relacionadas

Neste sábado, Bahia e Grêmio se enfrentam às 19h, em Pituaçu, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Em conjunto, os dois times decidiram tomar uma ação contra o preconceito, apoiando a ONG Observatório do Racismo, que monitora casos de discriminação racial no futebol.

Os dois clubes usarão um patch em seus uniformes com o logo da ONG, entre o escudo do clube e o símbolo da fornecedora de material esportivo. Além disso, as camisas utilizadas na partida serão leiloadas posteriormente e o dinheiro será revertido para o Observatório do Racismo. O técnico Roger Machado, que foi ídolo do Grêmio como jogador, vestirá a camisa #ChegadePreconceito, slogan do Observatório, durante a partida.

O Grêmio vem tomando ações contra o racismo após ser multado devido a uma torcedora que chamou o atacante Yoni González, do Fluminense, de macaco durante um jogo entre as duas equipes. Recentemente, o clube pediu aos torcedores organizados que parem de usar o termo 'macaco' em suas músicas.

Por sua vez, o Bahia tem se posicionado a favor da inclusão no futebol e dos direitos humanos. O clube tomou ações para evitar o assédio a torcedoras no estádio e fez campanhas em favor da luta dos indígenas e contra a homofobia, entre outras.

MAIS SOBRE:

futebolBahia [Esporte Clube Bahia]GrêmioCampeonato Brasileiro de Futebolracismo
Comentários